Determinantes Sociais de Saúde

     
Por que adoecemos ? Existe diferença na forma que adoecemos? Existem grupos que podem estar mais vulneráveis a doenças enquanto outros não? Por que essas diferenças ocorrem? Você já parou para pensar nisso?
Para entendermos melhor as respostas para estes questionamentos é preciso saber inicialmente o que é saúde. Muitos podem dizer que se tem saúde quando não há nenhuma doença presente, mas será que é só isso mesmo? Pensar em saúde como ausência de doença é uma forma muito reducionista de ver essa questão.
📢 Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é considerada um estado de bem-estar físico, social e mental.
Você pode estar pensando então como isso é possível? O que este conceito nos remete é que não só um vírus ou uma bactéria podem causar distúrbios na nossa saúde, o ambiente em que vivemos seja ele físico ou social e bem como o nosso estado mental também podem influenciar no nosso bem-estar e com isso deixar-nos mais vulneráveis ou não ao adoecimento.
Muita calma nessa hora, quer dizer então que o ambiente social pode influenciar no estado de saúde? Você pode estar se perguntando isso, e a resposta é sim, e muito! Se pensarmos assim, nós os seres humanos temos a mesma constituição (células, tecidos, órgãos...) mas por que por exemplo alguém que nasce no Canadá poderá viver 82,25 anos ou mais e alguém que nasça na Nigéria vive em média 53,95 anos? Qual seria a explicação para isso?
Talvez você tenha pensado que isso tem uma resposta simples, o Canadá é um país rico que oferece melhores condições de vida (saúde, educação, emprego, moradia e por aí vai) enquanto que Moçambique é um país pobre em que as condições de vida não são as mais fáceis, e por isso as pessoas morrem bem mais cedo.
Se você pensou nisso, seu raciocínio está indo por um caminho correto. Na Saúde Coletiva, chamamos a influencia dos fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos, psicológicos e comportamentais nos problemas de saúde de Determinantes Sociais em Saúde. Vamos tentar simplificar um pouco, se eu te pedisse para elencar o que faz o individuo adoecer, possivelmente você me diria que fatores como: genética, idade, sexo, estilo de vida, o local de trabalho, condições de moradia seriam fatores de risco para adoecer não é mesmo?
Pois bem, em 1991, Dahlgren e Whitehead organizaram esses fatores por meio de camadas, veja como eles construíram esse modelo:
Na camada central temos os ditos determinantes individuais, ou seja, características como ser homem ou mulher, por exemplo o câncer de mama é mais comum de ocorrer em mulheres não é mesmo? Enquanto que o câncer de próstata só pode ocorrer em homens. Tem doenças que são mais comuns em crianças enquanto outras, são comuns em idosos. E por fim, algumas doenças são origem hereditária, ou seja, herdamos dos nossos pais, ou familiares.
(Idade sexo e fatores hereditários)
Logo acima desta camada estaria o estilo de vida individuais, como a alimentação, prática de atividade física, habito de beber ou fumar, por exemplo. Mas será que esses hábitos também não são determinados socialmente? por exemplo, as vezes determinada comunidade tem um alto numero de pessoas sedentárias , pois não possui nenhum espaço aberto e seguro para prática de atividade física, alguns hábitos também podem ser determinados por falta de conhecimento adequando, escassez de recursos entre outros. Fica essa reflexão.
Na camada seguinte estaria as redes sociais e comunitárias, isso quer dizer que as normas de convivência do seu meio social, como está organizado, a cooperação existente entre os indivíduos pode proteger ou conferir risco para os indivíduos.
No nível superior temos a influencia de fatores relacionados a condições de vida e trabalho, disponibilidade de alimentos, moradia, e acesso a serviços essenciais como unidades de saúde, escolas.
Por fim na ultima camada e a mais abrangente estão os ditos macro determinantes pois são fatores relacionados muitas vezes ao campo de politicas econômicas, culturais e ambientais e que exercem influencias nas demais camadas também.
Finalizando temos que a representação gráfica do modelo de DSS do Dahlgren e Whitehead da seguinte forma:
Por meio desse modelo, temos uma visualização gráfica de como o processo de saúde e doença é complexo que sofre de forte influencia de fatores sócio-políticos e econômicos, portanto, pensar em saúde é pensar como um todo, não dá para isolar a saúde da economia e do social. Tudo está interligado. Apesar de ser um modelo muito útil e fácil entendimento, esse modelo não consegue explicar as interações que ocorrem dentro dessas camadas e como as macroestruturas exercem seu poder na saúde em nível individual, sendo assim atualmente a OMS trabalha com outro modelo de DSS, mas isso será assunto para um novo post...

Gostou desse conteúdo? Se quiser saber mais, você pode acessar essas bibliografias e descobrir mais um pouco sobre os DSS:
Buss, Paulo Marchiori, & Pellegrini Filho, Alberto. (2007). A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 17(1), 77-93. https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006
Relatório Final da Comissão para os Determinantes Sociais da Saúde. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2010. Disponível no site da Organização Mundial da Saúde/ Commission on Social Determinants of Health em: https://www.who.int/sdhconference/resources/ConceptualframeworkforactiononSDH_eng.pdf
Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre Determinantes Sociais da Saúde do Brasil: http://dssbr.org/site

0 comentários